É preciso retirar valores
- Juliana Ville
- 3 de jun. de 2022
- 3 min de leitura
Atualizado: 5 de jun. de 2022
Você constantemente passa por situações que julga ser muito ruins ou muito boas? Todos nós fazemos isso, faz parte da nossa realidade dar valores para todas as coisas ao nosso redor, os objetos.
Vamos relembrar o que são objetos: O objeto é qualquer outra coisa além de você. O seu próprio corpo, filhos, familiares, os seus sentimentos, pensamentos, crenças e opiniões, tudo o que eu posso me relacionar. Qualquer coisa que eu experencio, incluindo o passado, o presente e o futuro. Todas as experiências são objetos conhecidos por mim. Se quiser entender melhor sobre o objeto, tenho um texto falando somente sobre isso.
Vivemos em uma realidade dual, onde nos relacionamos com objetos e sempre estamos classificando eles como importantes ou não em nossas vidas.
Eu me relaciono com algo e isso me gera uma sensação, minha mente neste momento vai gerar um valor, "isso é muito bom". E como estamos constantemente em busca de prazer, esse valor vai ser guardado em nossa caixinha como referência de prazer, ou seja, geramos apego suficiente para voltar para esse lugar novamente e sentir novamente aquilo que foi classificado como tão bom.
Do mesmo jeito podemos viver uma situação desagradável, ou seja, "isso é muito ruim" (valor dado por nós) e isso gerar uma aversão e vamos evitar viver aquilo novamente.
Você concorda comigo quando eu digo que os valores não são iguais para todas as pessoas e que aquilo que você classifica como desagradável, para mim pode não ser?
Quando olhamos para o objeto com neutralidade e criamos em nossa mente o questionamento: Por que isso é tão importante para mim? A resposta virá. Faça isso se sentir que está muito apegado a um objeto. Lembre-se, a dependência é sua, o valor quem deu foi você.
Exemplo comum e a base de uma dependência emocional:
Vamos supor que você comece a se relacionar com uma pessoa e antes desse encontro acontecer você estava há muito tempo solteira, e enquanto estava solteira você não conseguiu gostar de ficar sozinha, sua mente dizia para você que aquela sensação era ruim e que seria melhor se você tivesse uma pessoa para se relacionar. Pois somente assim seria feliz.
O valor está aí:
Muito ruim ficar sozinha
Muito bom ter outra pessoa
Crença de que somente vai ser feliz com outra pessoa, ou seja, ela cria uma condição para ser feliz e qualquer outra experencia sozinha não será o suficiente para alcançar a felicidade.
Quando você começa o relacionamento, automaticamente a sua mente já vai começar a criar a ideia de que esta é a oportunidade para conseguir ser feliz e começará a dar um valor muito grande para essa pessoa, onde todas as características serão exaltadas e aquelas que talvez não sejam tão boas assim, nem serão percebidas.
O valor foi dado:
"Essa pessoa é muito importante para mim, não posso perder ela pois ficarei sozinha e ficar sozinha é muito ruim"
Consegue perceber como a nossa mente cria valores? Essa é uma das formas que a mente trabalha, e isso acontece com todos os objetos que estão ao nosso redor.
Consegue perceber também que esse esse tipo de valor de muito bom é a ponto de partida para os vícios e que todos os vícios estão relacionados com sensações?
Observe os valores que você tem dado para todas as coisas ao seu redor, tente olhar para tudo com um olhar neutro e se precisar de ajuda, busque por um profissional que tenha a capacidade de te fazer enxergar o que precisa ser visto.
Juliana Ville
Comments