Como se colocar no observador?
- Juliana Ville
- 31 de mai. de 2022
- 2 min de leitura
Primeiro vamos entender quem é esse tal observador. O observador é você, mas em outra consciência, ou seja, uma parte sua que observa tudo o que acontece de forma neutra. E por que fazer essa prática é importante?
Estar no observador é poder se observar com clareza, através de uma perspectiva desidentificada, ou seja, de um lugar onde não há julgamento, culpa ou medo. Onde você entra na situação na qual se encontra e se observa como estivesse de fora e não estivesse torcendo ou defendendo nenhum dos lados.
O observador não sente a necessidade de se defender, por que ele sabe que não precisa. Ele não julga a situação ou as pessoas, pois para ele isso não faz sentido. Ele sabe que tudo o que estamos vivendo é uma missão de aprendizados e o seu olhar está direcionado a isso.
Tente olhar por este prisma: Antes de estar nessa vida, vivendo como Maria ou João, você era algo maior, que viveu outras vidas e hoje vive esta, ou seja, você não é a Maria, nem o João, você é algo que está além disso, que observa tudo isso. Existe algo além deste corpo, e o que é isso?
Para entrar no observador é necessário uma prática de observação. Uma desidentificação com o nosso personagem, é necessário se afastar das situações e analisá-las de forma neutra sempre que possível. Buscar não entrar nos medos da mente e caso isso não seja possível no começo, é necessário ter a prática de parar qualquer identificação com as situações com alguns gatilhos mentais, como por exemplo falar para você mesmo que nada daquilo é real.
Vamos supor que você entre em uma situação desagradável, ou seja, algo que você não gostaria que estivesse acontecendo, uma medo talvez, e neste momento a sua mente poderá ver tudo o que está acontecendo como algo muito ruim (valor dado por você) e entenderá que está em perigo. Nesse momento podemos entrar em crise.
O momento certo para entrar na prática de se colocar no observador é este, quando a situação se apresenta. Isso é uma prática, mas vamos supor que você não tenha conseguido se manter neutro, mente começou a te contar historinhas e você deu ouvido para elas, é neste momento que você vai usar o gatinho mental e se mesmo assim você perceber que não funcionou, então espere a crise passar. Chore se sentir vontade e se acolha, enquanto isso observe ao máximo as suas reações, elas serão úteis mais pra frente.
Essa prática te leva a um olhar da consciência, sem medo. Afinal, não há o que temer.
Comments